Aprenda a melhorar a entrega de informações para seu cliente

Garantir uma comunicação eficiente com clientes é um desafio para a maioria das empresas. Isso porque, com a popularização da internet e dos smartphones, as pessoas têm sido bombardeadas com uma alta quantidade de informação.
Ser notado e ouvido são tarefas cada vez mais difíceis para as empresas. Pensando nisso, trouxemos algumas soluções para melhorar a entrega de informações para seu cliente. Acompanhe!

Qual a importância de uma boa comunicação com o cliente?

Uma comunicação eficiente tem vários benefícios: retenção de clientes, redução do risco de falhas ou insatisfação, aperfeiçoamento do serviço por meio de críticas ou sugestões e até mesmo aumento da cartela de clientes, uma vez que um consumidor satisfeito se torna promotor da sua marca.

Estar em contato com o cliente não garante que ele interaja com os conteúdos. Além de ser vista e ouvida, a organização precisa garantir a entrega de informações certas para cada cliente.

Existem muitos meios de entrar em contato com os consumidores. Sua empresa já deve estar por dentro dos mais comuns como e-mail, Facebook e telefone. Porém, para melhorar a entrega de informações, é preciso mais do que isso.

Como melhorar a entrega de informações para os clientes?

Utilizar um sistema CRM para o contato com clientes pode ser a resposta para essa pergunta.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que realmente é um sistema CRM. A sigla se origina do inglês, Costurmer Relationship Management, e trata-se de um sistema de gestão de relacionamento com clientes.

Parece bastante adequado para quando estamos em uma situação que precisamos melhorar a entrega de informações para clientes, certo? Sim, está certo. Mas conhecer as ferramentas que esse sistema oferece e saber como usar corretamente faz toda a diferença no processo de comunicação.

Quais as funcionalidades que o CRM oferece?

Separamos as principais funcionalidades do CRM que podem te ajudar a melhorar o contato com seus clientes:

Registro de informações

O primeiro ponto em que o CRM pode ajudar na comunicação é que ele permite que todos os contatos com clientes sejam registrados, incluindo conteúdos passados e detalhes da conversa. Por isso, torna muito mais fácil gerenciar as informações trocadas entre vocês.

Essa funcionalidade também é muito interessante para que você sempre evolua na troca de informações com os clientes, evitando ser repetitivo ou que alguma informação se perca.

Integração de e-mails

A maior parte dos CRM oferece uma plataforma de e-mails integrada. Por isso, esse tipo de contato pode ser feito por dentro do CRM em um fluxo contínuo. Nesse processo, a abertura de uma mensagem desencadeia o envio de outra, criando um fluxo de aprendizado e troca de informações automatizado.
Assim, seu cliente recebe as informações da empresa em uma ordem lógica, controlada pelo profissional de vendas ou marketing, facilitando a comunicação.

Atendimento veloz

Com a internet, existe uma agilidade muito maior na troca de informações. Por isso, as empresas precisam adotar uma postura veloz no atendimento. Contar com um sistema CRM, um chat online e mensagens instantâneas, por exemplo, é o básico que os clientes esperam das empresas.

Nesse sentido, o CRM permite o controle de informações, impedindo que a equipe de vendas sobrecarregue os clientes com conversas e dados.

Integração com o acompanhamento do pedido

Combinar o uso do CRM com um portal de gestão do processo do ciclo do pedido torna possível manter o cliente informado sobre absolutamente tudo que envolve sua compra. Além disso, deixa que o cliente escolha a forma que prefere obter a informação, por e-mail ou por SMS. Alguns mais avançados oferecem aplicações para que o cliente acompanhe esse processo.

Além disso, a ferramenta possibilita que o cliente busque informações no portal ou app, e que a empresa informe o cliente via e-mail ou SMS. Por fim, oferece a possibilidade de realizar uma pesquisa com os clientes, mensurando se a entrega de informações está sendo realmente efetiva.

Estar por dentro dessas tecnologias é fundamental para qualquer empresa que queira melhorar a entrega de informação para clientes. A utilização combinada de um CRM e um sistema de comunicação pró-ativa otimiza esse processo e melhora experiência de compra.

Veja este vídeo que ajuda o entendimento de como sua empresa pode ter ganhos com a melhora da informação do acompanhamento do pedido aos clientes.

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